quinta-feira, 6 de abril de 2017

Resumo da I unidade da componente Prática Pedagógica IV

     Concluímos a primeira unidade com vários conteúdos trabalhados. São eles: como utilizar as novas tecnologias na sala de aula, o novo cenário educacional, mediação pedagógica e interatividade. Todos estes de suma importância para a nossa formação acadêmica em Letras e futuros professores (as).
         Na contemporaneidade o ofício de ser professor tem se tornado facilitador principalmente com o advento das novas tecnologias. Porém, muitos educadores na tentativa de introduzir as TIC's na sala de aula, acaba utilizando-as de forma inadequada, ou seja, sem objetividade, descontextualizada, sem significado, tornando-se apenas uma ferramenta para incrementar a aula. 
         A professora Larissa  praticapedagogicaiv expôs dois vídeos como forma de exemplificar o uso adequado e o inadequado das tecnologias. No primeiro (https://youtu.be/7GbB9TtzqE0) é notório a existência da aprendizagem, quando o mestre, representado pelo monstro, permite que o jovem aprendiz tente as diferentes formas possíveis até conseguir chegar ao seu objetivo; no segundo (https://youtu.be/73w6Dr4iozw) a professora utiliza recursos tecnológicos, mas com o a mesma metodologia de ensino, este voltado para a repetição e o decorar, ou seja, mesmo com a inserção dos computadores na sala de aula, nada muda, uma vez que essa tecnologia de nada serve se o método de ensino não evolui. Diante disso, é perceptível que a utilização inadequada das TIC's atrapalha na aquisição do conhecimento dos alunos. É necessário que os docentes as introduza na sala de aula como um recurso que facilite o entendimento do assunto e que trabalhe os sentidos sensoriais como a visão e a audição.
        A partir deste parâmetro, é possível perceber que existe um novo cenário educacional mediante as demandas midiáticas em que o educador necessita de atualização para o trabalho docente. Para tal assunto, estudamos o livro: "Adeus professor, Adeus professora? Novas tecnologias educacionais e profissão docente" de José Carlos Libâneo, no qual, o autor evidencia suas ideias sobre as novas exigências educacionais para os professores, fomentando as reflexões que cada professor deverá incorporar para acompanhar as mudanças. A turma foi dividida em equipes e cada equipe apresentou um mapa conceitual contendo as ideias de forma organizada que representasse os conceitos principais do livro. Fazendo uma síntese de tudo o que foi apresentado, compreende-se a necessidade dita por Libâneo  dos educadores apropriarem-se a esta sociedade da informação e da comunicação e de considerá-la como um recurso necessário para a aprendizagem.
       No que diz respeito a mediação pedagógica e interatividade, estudamos o livro de Paulo Freire "Professor sim, tia não:cartas a quem ousa ensinar", que nos leva à reflexão profunda sobre vários temas tais como: analfabetismo, política educacional, estrutura social, papel profissional, condição da criança e do jovem em países pobres, etc. Em outra aula, construímos um quadro comparativo que sinaliza a diferença entre uma prática transmissora de conteúdos e uma prática mediadora com o uso das TIC's. Essa prática mediadora utiliza um ensino inovador, no qual o professor (a) aceita que o aluno também possui conhecimento e possibilita uma troca entre ambos.
       Diante de tudo que foi dito aqui é perceptível que todos estes conteúdos tem relação entre si, pois todos tratam da inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação de forma metodológica e didática. Em suma, as TIC's possibilitam ao indivíduo ter acesso a milhares de informações e complexidades de contextos tanto próximos como distantes de sua realidade que, num processo educativo, pode servir como elemento de aprendizagem, como espaço de socialização, gerando saberes e conhecimentos científicos. Portanto, a internet deve ser utilizada como uma ferramenta de auxílio na aquisição da leitura e da escrita, ferramenta esta que a escola e o professor devem introduzir na vida escolar do aluno, visto que faz parte do cotidiano dos mesmos, cabe então a escola e ao professor democratizar e orientar os alunos no uso da internet de modo a conduzi-los ao processo de construção do conhecimento, possibilitando ao professor ser mediador, isto é, acompanhar e sugerir atividades que ajude a solucionar dúvidas e estimular a busca de um novo ser. 

4 comentários:

  1. Olá Jaine!! Isso mesmo somos mediadores de diversas linguagens e oportunidades educativas..beijos

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  2. Jaine, deu simplesmente uma aula de como papel do professor mediador está presente acompanhando o processo de aprendizagem.

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  3. Oi Jaine. Muito interessante a sua visão. Penso também que o papel do professor seja este, mediador. Vamos prosseguindo.

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  4. Jaine, isso aí. compartilho do mesmo pensamento. Muito esclarecedor essa forma como você expôe o papael do professor e a função das tic´S como ferramente nesse processo de aprendizagem. Beijo!

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